google hosting… entrando na onda

bom… logo quando voltei, fiquei sabendo que o google agora tá hospedando projetos open source também (além de emails, notícias, web pages, blogs, chats, mapas, vídeos, vidas, imagens, vendas…). qual será o próximo passo? eu apostaria que seriam sons/músicas mp3… isso é complicado de indexar (ok… tanto quanto vídeo), é mais fácil de gerar, mas é mais difícil de gerar com alguma qualidade, o que pode ser um problema,principalmente num mundo onde 90% dos vídeos que tem por aí que não são pornográficos nem simplesmente copiados da tv, são formados por imagens de idiotas sobre alguma música ‘conhecida’… nada de mais de se produzir…

mas esse não é o meu assunto aqui… eu quero dizer só que eu aproveitei a ‘onda’ pra disponibilizar um projetinho no qual eu já estava trabalhando fazia mais ou menos uns dois meses. a idéia surgiu quando eu comecei a estudar pra a certificação J2ME e vi que tinha que aprender um monte de coisa em pouco tempo… então bolei um programinha pra ficar me fazendo perguntas o tempo todo sobre os assuntos, desse modo eu poderia aprender sem ter q parar pra ficar relembrando as coisas.

e assim surgiu o aquest. ele já tá na versão que eu tô chamando de 0.3, foi feito em java com uma api nativa pra colocar um ícone no taskbar (por enquanto só funciona no rwindows) e foi feito pra ser rodado via java web start. A usabilidade ainda não tá perfeita mas ele já tá bem próximo de algo ‘usável’.

ele sorteia de tempos em tempos questões vindas de bancos de questões adicionadas pelo usuário. esses bancos são arquivos txt estruturados bem fáceis de gerar. o algoritmo pra escolher as questões é adaptativo, ou seja, ele adapta a probabilidade das questões serem selecionadas dependendo da quantidade de erros que o usuário cometeu naquela questão ou naquele conjunto de questões (na verdade há mais alguns outros parâmetros envolvidos…)

pra quem quer testar, o link dele para baixar pelo java web start é esse.

e eu já estou usando alguns conjuntos de questões que eu fiz, mas as questões ainda não estão “user-friendly” e ainda contém alguns erros de português :P, são eles:

0 Responses to “google hosting… entrando na onda”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: