Campanha: não vote em partido que dá legenda a ladrão!

bom, as eleições estão chegando (segundo alckmin, a campanha começou ontem :P) e desde muito tempo muita gente vem falando em votar nulo/branco, eu era uma delas. No frigir dos ovos esta não é uma opção sensata, principalmente depois de o TSE desmentir o boato de que mais 50% de votos nulos são capazes de anular uma eleição.

A solução vai ser a mais complicada e mais difícil de realizar (até mesmo mais difícil do que ter mais de 50% de votos nulos), a solução vai ser votar com consciência! e isso é extremamente complicado… muito mais do que parece! Isso implica primeiramente em saber em quem se está votando, pesquisar suas biografias e não dar o voto pra quem só está atrás do foro privilegiado.

Outro passo importante é conhecer as regras do jogo. Pouca gente sabe que anular o voto na verdade acaba contribuindo para eleger os desonestos. Nas campanhas majoritárias por exemplo, especialmente nas de prefeito, governador e presidente, é necessário obter mais de 50% dos votos válidos para se eleger em primeiro turno. O problema é que quanto mais votos nulos/brancos houverem, menos votos válidos haverão, logo o esforço necessário para se eleger logo em primeiro turno é muito maior.

Só pra dar um exemplo, na última eleição tivemos incríveis 30% de votos brancos/nulos/abstenções… Nesta eleição teremos cerca de 125 milhões de eleitores, ses se esses números se repetirem, teremos cerca de 37,5 milhões de votos brancos/nulos para presidente. Se todos esses eleitores votarem, o primeiro colocado vai precisar convencer mais 18.750.000 eleitores!!!!

No caso da campanha proporcional (deputados e vereadores) a situação é pior, quanto mais votos nulos, menor o quociente eleitoral, e menos votos precisa o partido pra ganhar a eleição. O problema é maior por que as vagas são do partido e não dos candidatos. Alguém já se perguntou por que tem tanto candidato proporcional mané por aí? A resposta é simples, por mais ‘fantásticos’ que eles sejam, eles conseguem votos! quem um exemplo? Alguém lembra do Enéias? Ele teve incríveis 1.500.000 votos em são paulo, o problema é que os votos não são dele, e sim do partido. Resultado: ele levou mais 10 do PRONA pro congresso.

Nos partidos maiores a idéia é fazer justamente o contrário: os partidos enchem a legenda com candidatos fantasma, que trazem votos para o partido, juntando os 1000, 2000 votos que cada um deles consegue dá pra conseguir uma ou mais cadeiras a mais no legislativo para o partido, bom negócio não? É nesses fantasamas que confiam alguns ‘notáveis’ como Severino Cavalcanti e Ângela Gunadin, que sabem que não vão conseguir muitos votos, mas se o partido tiver uma ou duas vagas a mais eles provavelmente vão conseguir se eleger.

Foi pensando nisso que eu resolvi fazer uma lista e para me ajudar a descobrir qual partido merece meu voto. Faz mais ou menos uma semana que já tá no blog ao lado “Eleições“.
A lista contém os 29 partidos registrados no TSE (isso mesmo, 29!!!). Todos os partidos que estão dando legenda para deputados sendo processados na justiça foram excluídos de cara. A partir daí foram marcados todos os partidos que estão coligados com eles em algum lugar do país. Infelizmente a partir daí só sobraram 5 partidos :-(, é só ir lá conferir os sobreviventes.

2 Responses to “Campanha: não vote em partido que dá legenda a ladrão!”


  1. 1 rodrigof setembro 12, 2006 às 8:04 am

    Nunca vai ser tão difícil de escolher um candidato nestas eleições, porque minhas convicções políticas acabaram. Mas nem por isso vou deixar de votar. Caso eu me arrependa, paciência, mas omitir-se é pior ainda. Obrigado pelos comentários:-)

  2. 2 Rubens julho 22, 2008 às 3:30 pm

    Eu ainda prefiro ir a praia, no dia da eleição, são as mesma pessoas, ou são filhos, sobrinhos, parentes ou acessores…que opção de voto vc tem, quando vc vota em um partido são todos ligados em sir, quando vc vota na pessoa as vezes vc levar de reboque varias pessoa que não tem a ver….VAMOS LA PRAIA NAS ELEIÇÕES….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: