Extra! Fraudes em Urnas eletrônicas! Extra! Extra!

Calma! não foram as nossas urnas que foram fraudadas. Na verdade a notícia aqui é um estudo da universidade de Princeton sobre as urnas eletrônicas de uma empresa americana chamada Diebold. O estudo da universidade aponta vários problemas de segurança, e até aponta uma maneira de criar um vírus que se propaga entre as urnas eletrônicas, podendo fazer com que o código malicioso contamine milhares de urnas.

Claro que a empresa já se pronunciou, ela diz o óbvio e esperado, variando entre “nossas urnas são seguras” e “este teste não é confiável”. O engraçado é que a argumentação da empresa tem alguns pontos falhos, eles dizem, por exemplo, que o vírus que o pessoal de Princeton fez não funciona na ‘vida real’ por que as máquinas nunca são ligadas rede, mas a ‘forma de contágio’ do vírus não é essa! é só ler o artigo que descreve o processo.

O mais interessante é que no fundo, no fundo, a preocupação na segurança da urna só é tão grande por que as pessoas que tem que interagir com as urnas (votantes e pessoal que organiza as eleições) não é confiável o suficiente, por que se o fossem, uma calculadora bastaria pra contar os votos :P. Eu digo que é engraçado, por que no fim das contas, melhorar a segurança das urnas é fazer como um cachorro que corre atrás do próprio rabo! Por que por mais seguras que sejam as urnas, vc pode corromper a empresa que as faz, pra que os votos sejam contados como você quer. Ou pode corromper o orgão do governo, pra que a contagem saia da maneira esperada. Em último caso vc pode corromper o eleitor… pra que ele vote ‘certo’… coisa que se faz muito aqui no Brasil…

Bom, já que toquei no assunto Brasil… Por aqui também se discute muito a alegada segurança das urnas eletrônicas. Tem até uma ong, a Voto Seguro, cujo passatempo predileto é dizer o óbvio: as urnas eletrônicas não são 100% seguras. Aliás, pesquisando sobre essa questão, achei até um relatório da Unicamp encomentado pelo TSE com o objetivo de mostrar que as urnas são mesmo seguras. Achei também um e-mail de um professor (da Unicamp, acho) dizendo por que as urnas não são seguras e por que o relatório da Unicamp é, digamos, meio tendencioso.

Eu também dei uma lida no relatório, e pessoalmente achei que ele não quis ir muito a fundo na dezena de pontos fracos que encontrou no sistema…

ps: aliás, achei até um documento do PT fazendo comentários sobre o relatório da Unicamp! fizeram comentários até pertinentes… inacreditável!

3 Responses to “Extra! Fraudes em Urnas eletrônicas! Extra! Extra!”


  1. 1 Rita Lombardi setembro 27, 2008 às 6:51 pm

    Eu sempre desconfiei da segurança das urnas eletrônicas. A eleição na Bahia tem algo de suspeito. Em quatro municípios, Jacques Wagner foi tão bem votado que superou a votação de Lula (teoricamente o seu grande cabo eleitoral). O mais curioso é que nesses municípios a votação de Geraldo Alckmin supera a de Paulo Souto, donde se conclui que muitos eleitores votaram na dobradinha JW/Alckmin (os demais concorrentes têm votação residual). Uma dobradinha pra lá de insólita!
    Fui conferir no TSE cada colégio eleitoral, em 2002 e em 2006. Algns dados:

    JW supera Lula e faz dobradinha com Geraldo Alckmin
    1. Dom Basílio (7 7 00 eleitores)
    Em 2002, Paulo Souto teve lá 87,155% dos votos válidos; JW teve 8,413%. Nesta eleição, o ranking se inverteu. Foi lá que JW teve a sua maior votação (79,126%) e superou em quase 14% a votação de Lula no município, onde ele teve 65,9% dos votos válidos.
    Paulo Souto teve 20,14% dos votos; Geraldo Alckmin 30,2%. Ainda que TODOS os eleitores de P.S tivessem optado por G.A (o que é improvável), ainda sobram 10% de votantes em GA…

    2.Capim Grosso (16 980 eleitores)
    JW teve 64,96% dos votos válidos e Lula 59,9%. Em 2002, JW perdeu para PS por 30% a 53% nesse município. Aqui, a dobradinha JWagner/Alckmin também aparece. Paulo Souto teve 32,386% dos válidos e Geraldo Alckmin 34,864%.

    3. Itamaraju (48 900 eleitores)
    Aqui JW teve 61,99% dos v válidos e supera Lula em quase
    3,5% (58,5%). A votação de Paulo Souto e Geraldo Alckmin é
    praticamente a mesma (36%). De novo, é improvável que TODOS os eleitores de P.S tenham votado em GA.

    5. Teixeira de Freitas (79 800 eleitores)
    JW foi tão bem por aqui que também superou Lula em mais de 7 pontos
    percentuais (71,4% a 78,98% ). Aqui, a dobradinha insólita JW/GA também aparece. Paulo Souto teve apenas 18,3% dos v válidos e Geraldo Alckmin 23,29%.

    Não vamos deixar que a vontade do povo seja manipulada. Façamos algo. O Brasil merece

  2. 2 José Ferreira Góis outubro 25, 2008 às 6:34 pm

    Aqui em Senhor do Bonfim-Ba.desde as eleições de 2004, o PT comemora a vitória bem antes do fechamento das urnas eletronicas. Em 2004 o PT ganhou com mais de 7.000 votos de frente e nessas eleições de 2008, ganhou com pouco mais de 3.000 votos. Até ai, seria compreensível, se o resultado reflitisse a real vontade do eleitor.Por aqui os candidatos foram Dr Correia pela Coligação “Muda Bonfim” e Paulo Machado, pelo PT, Coligação “Nossa terra cada vez mais forte”
    O sistema de urnas eletronicas reclama uma urgente auditoria nas máquinas.

  3. 3 José Ferreira Góis outubro 25, 2008 às 6:36 pm

    Aqui em Senhor do Bonfim-Ba.desde as eleições de 2004, o PT comemora a vitória bem antes do fechamento das urnas eletronicas. Em 2004 o PT ganhou com mais de 7.000 votos de frente e nessas eleições de 2008, ganhou com pouco mais de 3.000 votos. Até ai, seria compreensível, se o resultado reflitisse a real vontade do eleitor.Por aqui os candidatos foram Dr Correia pela Coligação “Muda Bonfim” e Paulo Machado, pelo PT, Coligação “Nossa terra cada vez mais forte”
    O sistema de urnas eletronicas reclama uma urgente auditoria nas máquinas, vez que, conforme estudos feitos por técnicos, elas não são confiáveis.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: