curiosidades do português – #14

1 – Ainda tem mais uma palavra com acento diferencial: pôde, terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo poder. É para diferenciar de pode, a forma do presente. Então dizemos:Ele até que pôde fazer tudo aquilo, mas hoje não pode mais. Percebeu a diferença?

2 – Pôr só leva acento quando é verbo: Quero pôr tudo no seu devido lugar. Mas se for preposição, não leva acento: Por qualquer coisa, ele se contenta.

3 – Fique atento: nunca diga nem escreva 1 de abril, 1 de maio. Mas sempre: primeiro de abril, primeiro de maio. Prevalece o ordinal.

4 – É chato, pedante ou parece ser errado dizer ‘quando eu vir Maria, darei o recado a ela’ . Mas esse é o emprego correto do verbo ver no futuro do subjuntivo. Se eu vir, quando eu vir . Mas quando é o verbo vir que está na jogada, a coisa muda: quando eu vier, se eu vier.

5 – Só use quantia para somas em dinheiro. Para o resto, pode usar quantidade. Veja: Recebi a quantia de 20 mil reais. Era grande a quantidade de animais no meio da pista.

post tirade de um mail que rola pela internet

feliz natal!

1 Resposta to “curiosidades do português – #14”


  1. 1 Lia dezembro 30, 2006 às 7:41 pm

    eu sempre erro o item 4!

    rsrs

    Bom Ano novo :)


Deixe um comentário




CITAÇÃO

"Standard Portuguese is mostly a jewel for powerless middle-class careers (journalists, teachers, writers, actors, etc.)" - Wikipedia

ESTATÍSTICAS

  • 118.395 hits
visitor stats