Archive for the 'pessoal' Category

bug no wordpress!!

descobri  que o wordpress tah dizendo que meu blog eh o 73º na lista dos topblogs… soh pode ser um erro de contage. só pode ser :-).

Anúncios

quer que eu ponha quanto?

em tres meses estive por duas vezes em viagem fora da minha cidade, uma vez no rio e outra em sao paulo, o engracado eh que a frase que eu mais ouco dos taxistas eh “o sr quer que eu ponha quanto?” como se o esperado nao fosse que dado que a corrida deu X entao se deve colocar X na nota fiscal… lembro de ter visto esta celebre frase em restaurantes e outros locais… soh pra mostrar como somos hipocritas, ou ninguem se lembra como cairam em cima das projecoes de gastos dos candidatos nestas ultimas eleicoes… soh um exemplo.. na era pre-mensalao a campanha presidencial de lula custou R$21 milhoes, na era pos-mensalao a previsao de gastos ficou para R$81 milhoes… “quer que eu ponha quanto?” :P

vou fazer um também!

Passei!!!

estudando WMA

otem finalmente tirei minha certificação do SCMAD!! acertei só 80%, mas também tava apressado… só tive 20min pra fazer a prova… kkk

eu bem que avisei…

bom, depois que eu disse que o próximo passo do google seria indexar músicas… eles se apressaram em desmentir. isso é um sinal…

google hosting… entrando na onda

bom… logo quando voltei, fiquei sabendo que o google agora tá hospedando projetos open source também (além de emails, notícias, web pages, blogs, chats, mapas, vídeos, vidas, imagens, vendas…). qual será o próximo passo? eu apostaria que seriam sons/músicas mp3… isso é complicado de indexar (ok… tanto quanto vídeo), é mais fácil de gerar, mas é mais difícil de gerar com alguma qualidade, o que pode ser um problema,principalmente num mundo onde 90% dos vídeos que tem por aí que não são pornográficos nem simplesmente copiados da tv, são formados por imagens de idiotas sobre alguma música ‘conhecida’… nada de mais de se produzir…

mas esse não é o meu assunto aqui… eu quero dizer só que eu aproveitei a ‘onda’ pra disponibilizar um projetinho no qual eu já estava trabalhando fazia mais ou menos uns dois meses. a idéia surgiu quando eu comecei a estudar pra a certificação J2ME e vi que tinha que aprender um monte de coisa em pouco tempo… então bolei um programinha pra ficar me fazendo perguntas o tempo todo sobre os assuntos, desse modo eu poderia aprender sem ter q parar pra ficar relembrando as coisas.

e assim surgiu o aquest. ele já tá na versão que eu tô chamando de 0.3, foi feito em java com uma api nativa pra colocar um ícone no taskbar (por enquanto só funciona no rwindows) e foi feito pra ser rodado via java web start. A usabilidade ainda não tá perfeita mas ele já tá bem próximo de algo ‘usável’.

ele sorteia de tempos em tempos questões vindas de bancos de questões adicionadas pelo usuário. esses bancos são arquivos txt estruturados bem fáceis de gerar. o algoritmo pra escolher as questões é adaptativo, ou seja, ele adapta a probabilidade das questões serem selecionadas dependendo da quantidade de erros que o usuário cometeu naquela questão ou naquele conjunto de questões (na verdade há mais alguns outros parâmetros envolvidos…)

pra quem quer testar, o link dele para baixar pelo java web start é esse.

e eu já estou usando alguns conjuntos de questões que eu fiz, mas as questões ainda não estão “user-friendly” e ainda contém alguns erros de português :P, são eles:

lições de uma viagem ao rio

bom, acabei de voltar de viagem do rio. independente se essa viagem vai ter resultados ou não eu consegui aprender algumas coisas (sinal que não sou tão burro assim)

  1. empresas de aviação podem ser tão desorganizadas quanto empresas de ônibus
  2. ‘aeromoços’ existem :O
  3. motoristas de taxi nem sempre sabem onde é o lugar para onde vc tá indo
  4. eles nem sempre avisam isso
  5. sempre leve fio dental/palito de dentes nas viagens. quanto mais ‘caro’ o hotel mais eles economizam nessas ‘futilidades’
  6. nunca, mas nunca mesmo seja turista. (água mineral a R$2,50, imagenzinha do cristo redentor a R$20…)
  7. nunca, mas nunca mesmo seja turista num hotel de luxo. (água mineral a R$15,00, café da manhã a R$40,00…)
  8. o rio de janeiro seria lindo… se não fosse a fumaça visível e ‘sensível’ nessa época do ano :S
  9. é incrível a quantidade de idiomas que eu ouvi nesses dias (inglês, francês, espanhol, italiano…)
  10. nem sempre o que é mais caro é melhor :S